Valorizando talentos para criar oportunidades de desenvolvimento










A cidade
 
ITUETA
 

Situada na porção leste do estado de Minas Gerais, Itueta teve seu desenvolvimento marcado pela agropecuária, com a chegada de colonos italianos e alemães por volta de 1914, e pela implantação da Estrada de Ferro Vitória – Minas, que abriu caminhos para o povoamento e para o desenvolvimento regional em 1927.

Dentre as atividades econômicas mais significativas podem ser destacadas as culturas de milho, café, feijão, cana-de-açúcar, mandioca, criação de gado, extração de madeira e indústria de transformação.

Com a escassez da madeira, a partir dos anos 50, inicia-se um processo de evasão populacional no município. Em 1950 eram 10.976 habitantes. Cinqüenta anos depois, o Censo de 2000 contabilizou 5.641 moradores.

Essa progressiva perda de população é causada pela emigração, principalmente de jovens para os Estados Unidos e, mais recentemente, devido à inundação da sede e sua conseqüente mudança, quando, nos anos 90, o grupo do Consórcio da Usina de Aimorés anunciou a construção da barragem. Itueta teve parte de suas terras que margeiam o Rio Doce inundada.

Uma nova cidade teve de ser construída. Mais planejada e urbanizada e em localização escolhida pelos próprios moradores, a nova Itueta foi pensada para oferecer melhor qualidade de vida, contando com serviços que antes não existiam.

Os ituetenses se organizaram para dialogar, a fim de promover uma realocação de forma menos traumática possível. As mudanças começaram em 2004. Desde então, a população vem enfrentando alguns problemas como perda de referências e dificuldades de convívio social.

Este desafio continua no dia-a-dia do lugar e de seus cidadãos. Um recomeçar contínuo que comprova a resistência e a persistência de sua gente. É o sonho de uma nova terra, que deseja crescer e marcar seu lugar definitivo na história da região.

Perfil de Itueta
População: 5.317 habitantes
Atividade econômica predominante: pecuária extensiva e leiteira
IDH Educação: 0,756 (médio desenvolvimento)
IDH Longevidade:0,741
Mortalidade infantil: 30,25%
 
Rede Vidas | Rua Coronel Ozório, sala 06, Centro | Itueta-MG | Tel.: (33) 3266-3314