Valorizando talentos para criar oportunidades de desenvolvimento










Notícias
 
Festival do Mel é sucesso no Território Rio Doce Krenak
23/07/2016
 
Realizado no ultimo dia 23, o “Festival do Mel do Território Rio Doce Krenak” foi um grande sucesso. O evento organizado pela Rede VIDAS juntamente com o SEBRAE, contou com o patrocínio da Petrobras e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) e do Governo do Estado de Minas.

Com grandes atrações, o festival teve seu início com o VI Seminário de Apicultura. Voltado aos apicultores participantes do projeto, o seminário abordou temas como “Cooperativismo” e “Alimentação das abelhas para o aumento da produção”, no intuito de estimular a comercialização da cadeia produtiva do mel e promover a geração de renda, foi o grande destaque do seminário que ao mesmo tempo proporcionou o estímulo ao turismo local.

O Festival do MEL é um evento focado no ramo cultural e turístico e uma de suas programações foi a inauguração da “PARADA DO MEL”, local este na beira da BR 259, onde se encontra a Central de Comercialização de Mel do Território Rio Doce Krenak.

Danças culturas foram atrações que chamaram a atenção do público, o grupo de dança Pomerisch Von Minen apresentou várias danças que representavam a cultura pomerana e mostram como resgatam a identidade dos seus ancestrais através de suas roupas e apresentações.

A associação de moradores da cidade de Itueta preparou junto às crianças do município uma apresentação cultural, integrando assim a comunidade ao evento e abrilhantando a noite com a simpatia e inocência desses pequenos.

O evento foi prestigiado por toda região, uns dos momentos esperado foi o desfile da Rainha do MEL. Meninas dos municípios pertencentes ao TRDK puderam se inscrever e concorrer aos prêmios de rainha e princesa. Desfilando no estilo Country, belas meninas receberam o prestigio do publico que consagrou a primeira rainha e princesa do mel. Com um júri imparcial, foram julgados vários critérios e assim obtendo a maior nota foi escolhida como rainha do mel a candidata Hiasmine Ventura de Sá (Itueta) e como princesa do mel a candidata Luriana dos Santos Pieper (Norte de Itueta). As vencedoras além do título de rainha e princesa receberam uma premiação em dinheiro, além de destaque em veículos de comunicação.

O festival não parou por ai, durante todo o evento houve degustação do Cachamel para todos os presentes e feira de artesanato e gastronomia, todos puderam apreciar vários tipos de comida, assim também como o artesanato local e indígena Krenak.

Trazendo muito forró e sertanejo, os shows culturais ficaram por conta da dupla Dyney & Deguimar e Neirivaldo & Banda. Os artistas colocaram os presentes para dançar, tocando os mais variados sucessos, dá moda de viola ao sertanejo universitário.

O festival do Mel hoje é realidade no Território Rio Doce Krenak, com um público presente de aproximadamente 5.000 pessoas, o sucesso foi garantido. Nós da Rede VIDAS agradecemos a todos pelo empenho e dedicação a esse evento e que venha o próximo!
 
Rede Vidas | Rua Coronel Ozório, sala 06, Centro | Itueta-MG | Tel.: (33) 3266-3314