Valorizando talentos para criar oportunidades de desenvolvimento










Notícias
 
Gestoras da Petrobras realizam visitas ao Território Rio Doce Krenak
02/08/2016
 
Ao longo de cinco anos o Projeto Fortalecimento da Apicultura no Território Rio Doce Krenak – Fase I e II tem sido acompanhado pelo núcleo de responsabilidade social da Petrobras, através da gestora Janete Ribeiro Mota.
Para realizar o acompanhamento junto à equipe Rede VIDAS e aos apicultores, Janete Mota realizou visitas ao Território Rio Doce Krenak a fim de monitorar e acompanhar de perto esse trabalho e apresentar a nova gestora Solange Araújo aos participantes do projeto.
O Projeto Fortalecimento da Apicultura – Fase I e II é realizado em nove municípios, pertencente ao Território Rio Doce Krenak (TRDK). O projeto é realizado em diversas etapas entre elas: assistência técnica ao apicultor, doação de kits de apicultura, cursos profissionalizantes, criação de marca comercial, plano de comercialização do produto final, preservação de nascentes, entre outros benefícios. O projeto de apicultura em sua segunda fase tem garantido fonte de renda para diversos agricultores familiares do TRDK e da região Vale do Rio Doce.
Nas visitas aos municípios beneficiados, as gestoras da Petrobras tiveram a oportunidade de ver com os próprios olhos, os resultados obtidos ao longo dos cinco anos em que o projeto vem atuando. As gestoras visitaram as instalações das Unidades de Extração de Produtos Apícolas – UEPAS e puderam conferir todo o processo de extração do mel, além de terem o momento de bate papo com os participantes do projeto.
Visitando os apicultores Claudeir Raposo e Izabel Josefa situados na localidade de Alto Aparecida – Santa Rita do Ituêto, Janete Mota e Solange Araújo acompanhadas pela gestora de projetos da Rede VIDAS Cyntia Boechat, e o técnico agrícola Washington Fernandes, foram recebidos com maior prazer nas propriedades dos apicultores. O apicultor Claudeir conversou com as gestoras e expôs como o projeto tem ajudado no acrescento de renda para sua família através da venda da própolis e do mel, além de oferecer um café caseiro tradicional na região do município de Santa Rita do Ituêto. A visita à apicultora Izabel não foi diferente, recebidas com carinho pela apicultora e seus familiares, Izabel destacou o trabalho que tem sido desenvolvido e como a venda dos produtos tem ajudado na renda familiar.
Janete e Solange também visitaram o apiário modelo da Rede VIDAS, um apiário criado para fazer experiências e cursos, e que está instalado na propriedade do apicultor Antônio Luiz, em Itueta – MG. Lá observaram o trabalho desenvolvido pela Rede VIDAS e pelo apicultor, para ser modelo para os outros apicultores beneficiados pelo projeto.
Ainda conhecendo os munícios do TRDK, as gestoras fizeram uma visita na cidade de São Geraldo do Baixio – MG. Recebidas pelo agrônomo do município e também membro do colegiado TRDK Ricardo Ermelindo, as gestoras participaram de um breve encontro realizado na prefeitura municipal, em um bate papo com o Sr. José Vicente. Falaram sobre a situação dos municípios do Vale do Rio Doce com a escassez de recursos hídricos que atinge o estado de Minas Gerais.
A caminho para da UEPA localizada na região do córrego do Agrião, município de São Geraldo do Baixio, Janete e Solange visitaram a unidade e receberam um feedback dos apicultores Geronil e Arcendino (Dino) que destacaram o sucesso que tem obtido através da comercialização do Mel. Dino conta que a sua produção está cada vez maior e que o investimento é necessário para melhorar a qualidade e o aumento da produtividade, Dino relatou que vende o Mel produzido em seu apiário para diversos compradores, desde seu vizinho até para o Rio de Janeiro.
Na propriedade do apicultor Geronil Gonçalves, um almoço foi preparado pela sua esposa e pela apicultora Terezinha, reforçou a tradição da comida caseira mineira, oferecendo um delicioso almoço para as gestoras e a equipe da Rede VIDAS.
O que não pode passar em branco é a visita ao apiário, devidamente vestidas com o equipamento de proteção individual-EPI, Janete e Solange seguiram para ver na prática como é feito o trabalho dos apicultores no manejo do apiário. Admiradas pelo trabalho dos apicultores, as gestoras parabenizaram os apicultores e a Rede VIDAS pelo trabalho desenvolvido e fortaleceram o apoio junto ao Território Rio Doce Krenak.
Nós da equipe Rede VIDAS e apicultores agradecemos a todo o apoio e dedicação que nos foi prestado pela gestora Janete Mota durante os cinco anos de projeto e recebemos com muito prazer Solange Araújo, para essa nova etapa.
 
Rede Vidas | Rua Coronel Ozório, sala 06, Centro | Itueta-MG | Tel.: (33) 3266-3314