Valorizando talentos para criar oportunidades de desenvolvimento










Notícias
 
Apicultores do TRDK são capacitados em curso de manipulação de própolis
22/10/2016
 
Rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides, a própolis tem chamado cada vez mais a atenção de produtores de mel por ser de mais fácil manejo e possuir maior valor agregado, dentre elas a própolis verde.

O Curso Trabalhador na Apicultura / Produção de Própolis promovida pelo SENAR Minas em parceria com a Rede VIDAS e APIRDOCE, teve carga horária de 24 horas e foi realizado no Centro de Artesanato em Tecido de Itueta – CATI.

Divido em parte teórica e prática o curso contou com a presença de 12 participantes, incluindo apicultores da APIRDOCE e também alunos do curso de pós-técnico em Agropecuário do Instituto Terra – Aimorés/MG. Na parte teórica os alunos aprenderam sobre a biologia e organização social das abelhas; noções sobre a própolis e condições necessárias para a sua produção; condições de higiene, saúde e segurança no trabalho; cuidados com o meio ambiente. Também são desenvolvidos os raciocínios verbal e numérico e trabalhado a importância do gerenciamento da atividade apícola, custos de produção, legislação e associativismo.

Terminada esta etapa, é hora de colocar a mão na massa para aprender sobre os tipos e a instalação de coletores; coleta e transporte; higienização do local de beneficiamento; seleção e classificação da substância; e a forma correta para o aproveitamento da própolis residual, entre outros pontos.

O curso ministrado pelo instrutor do SENAR-MG Geilson Miranda, era esperado pelos apicultores, uma vez que o Território Rio Doce Krenak têm regiões que propiciam a alta produção de própolis e existem apicultores que trabalham no processamento de mel e também própolis.

O mercado para a comercialização da própolis é animador, gerando um crescimento no interesse dos apicultores. A expectativa é que as experiências que foram repassadas na capacitação sejam colocadas em prática e acrescente valor agregado a produção e comercialização da própolis. Alguns apicultores agregaram conhecimento na pratica que já era exercida e outros começando em um novo ofício dentro da apicultura.

O treinamento habilita os participantes a oferecer ao mercado própolis in natura de diferentes resinas, das diversas plantas da flora brasileira, extrato alcoólico e aquoso de própolis e pomadas fabricadas a partir do aproveitamento da própolis residual.

Entre os diversos benefícios da própolis, vale citar que ela é um poderoso antioxidante, antisséptico e devido à sua ação antibacteriana um antibiótico natural. Além disso, a substância também é conhecida por fortalecer o sistema imunológico e combater os radicais livres. Por conter uma grande quantidade de flavonoides, a própolis é um excelente anti-inflamatório e por isso pode ser utilizada para tratar e prevenir infecções como bronquite, resfriado comum, infecções urinárias e intestinais, inchaços e úlceras gástricas. Seu uso tópico ainda garante a rápida cicatrização de feridas e queimaduras. (Fonte: SENAR MG).
 
Rede Vidas | Rua Coronel Ozório, sala 06, Centro | Itueta-MG | Tel.: (33) 3266-3314