Valorizando talentos para criar oportunidades de desenvolvimento










Notícias
 
9º Fórum de Desenvolvimento Territorial do TRDK é realizado em Itueta -MG
12/12/2016
 
Em parceria com o SEBRAE e com o patrocínio da Petrobras, a Rede VIDAS e o Território Rio Doce Krenak – TRDK realizaram o 9º Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território Rio Doce Krenak. O evento foi marcado por um grande público e lideranças locais, além de nomes renomados do nosso cenário nacional como palestrantes. Abrangendo os municípios de Aimorés, Conselheiro Pena, Ipanema, Itueta, Mutum, Pocrane, Resplendor, São Geraldo do Baixio e Santa Rita do Ituêto o fórum recebeu um publico de aproximadamente 300 pessoas, dentre elas lideranças locais, sociedade civil organizada e membros do colegiado do TRDK.

O evento teve como objetivo firmar as ideias discutidas nos grupos de cooperativismo, para que os participantes pudessem analisar as diferenças e dificuldades de sua região e trabalhar no plano de ação de cada município.

Dentro do fórum foi apresentado pela gestora de projetos da Rede VIDAS Cyntia Boechat a história do Território Rio Doce Krenak, desde a sua criação no ano de 2008 até a sua homologação ocorrida no ano de 2016. Cyntia destacou a execução dos projetos socioeconômicos e ambientais desenvolvido ao longo dos anos por todo colegiado e como foi difícil o caminho até o reconhecimento como Território pelo Governo Federal.

Um dos assuntos mais falados hoje no país trata-se da escassez de recursos hídricos e a convite da Rede VIDAS, a palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo, sanitarista e ambiental Henrique Lobo foi direcionada a tal tema. Henrique que é diretor de relacionamento com comunidades da VALE, falou com propriedade sobre as mudanças climáticas que ocorrerão no país nos próximos anos e explicou como a agressão ao meio ambiente tem acelerado o processo de escassez, e que já está chegando alguns lugares falta de água por dias. Destacou também como é importante à recuperação de nascentes para amenizar o dano causado e para garantir dias melhores as gerações futuras.

Também como palestrante, o 9º Fórum teve a presença de José Luiz Furquim (Gerente Executivo dos Programas Socioeconômicos da Fundação Renova) que apresentou os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais.

José Luiz comentou sobre os projetos que serão desenvolvidos, reunidos em duas principais frentes: socioambiental e socioeconômica. Euzimar Augusto da Rocha Rosado, coordenador dos Programas Socioambientais da Renova, explicou sobre os Programas ligado ao Meio Ambiente.

Abrindo a palavra ao público para debates, os convidados da Fundação Renova responderam os inúmeros questionamentos dos participantes, sanando dúvida e falando com propriedade sobre os temas ali questionados.

Como de costume, o Fórum trouxe um fechamento marcado pela dinâmica e cooperativismo entre os participantes, Regina Andrade (SEBRAE) conduziu os presentes a refletirem sobre tudo que foi trabalhado nas oficinas de cooperativismo e os assuntos que foram abordados no 9º Fórum.

Em tom de agradecimento, o gerente da microrregião do SEBRAE Marcelo Gonçalves e o gerente da Unidade de Desenvolvimento de Territórios Francis Bossaert, ressaltaram a importância de todos que participaram, agradecendo a cada um pelo empenho, por terem prontamente aceitado o convite.

Nós da Rede VIDAS agradecemos a todos os parceiros e aos patrocinadores que ao longo dos anos continuam acreditando no trabalho desenvolvido pela instituição e também pela confiança dada a todos nós.
 
Rede Vidas | Rua Coronel Ozório, sala 06, Centro | Itueta-MG | Tel.: (33) 3266-3314