Valorizando talentos para criar oportunidades de desenvolvimento










Notícias
 
Rede VIDAS realiza curso de recuperação de nascentes
02/01/2017
 
Sendo objetivo direto do Projeto Fortalecimento da Apicultura no Território Rio Doce Krenak – Fase I e II, a Rede VIDAS fomenta iniciativas e ações de recuperação de nascentes. A água é um componente fundamental na dinâmica da natureza, participa de praticamente todos os ciclos de vida e atividades humanas existentes no planeta, para a atividade apícola se torna uma melhoria na produção de mel, que agrega um bem estar para as grandes protagonistas da apicultura, as abelhas.

Com esse intuito a Rede VIDAS em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR Minas) realizaram no município de Itueta o curso de Recuperação e Proteção de Nascentes. Formando uma turma de 12 participantes, a capacitação visa agregar conhecimento aos produtores, trabalhadores e apicultores na gestão da água de forma sustentável, com foco na produção e qualidade do recurso.

A carga horária é de 24 horas, dividida em três dias de aulas teóricas e práticas. Ministrado pelo instrutor Rodolfo Sinnis Motta, a aula prática foi realizada na propriedade da agricultora Silva Grobério que prontamente ofereceu o espaço para a realização do curso. Os alunos receberam conhecimentos sobre a legislação ambiental estadual e federal, a topografia e as características do local onde a nascente se encontra, como construir um ponto de captação e como registrar os dados da nascente recuperada para catalogação.

É fato que em nosso país e também em nossa região que a escassez de recursos hídricos tem se tornado cada dia mais preocupante, a falta de chuva e a contaminação de recursos existentes tem agravado esse quatro no cenário nacional. O curso surge como um aliado importante, já que, melhorando a qualidade da água, sua quantidade também aumenta.

Ações de Recuperação de Nascentes TRDK:

A parceria entre Rede VIDAS, IEF, SENAR/MG, Petrobras e apicultores, vem desde 2011 trabalhando dentro do TRDK no processo de preservação de nascentes. O projeto Fortalecimento da Apicultura no Território Rio Doce Krenak – Fase I e II tem como objetivo direto a recuperação de nascentes em todo o TRDK. Em sua primeira fase o projeto recuperou a quantidade de 90 nascente, dando continuidade na segunda fase com a recuperação de mais 90 nascentes, chegando a um total de 180 nascentes recuperadas e está resultando em mais de xxxx hectares de área cercada. Os procedimentos realizados para essa recuperação, conta com o auxílio do técnico da Rede VIDAS que passam as orientações para realizar de forma correta a preservação de nascentes.
 
Rede Vidas | Rua Coronel Ozório, sala 06, Centro | Itueta-MG | Tel.: (33) 3266-3314