Valorizando talentos para criar oportunidades de desenvolvimento










Notícias
 
Rede VIDAS e SEBRAE intensificam consultorias em apicultura no TRDK
10/01/2017
 
No cenário apícola o manejo correto do apiário, o controle de pragas, as práticas de prevenção e cuidado com a colmeia resulta em aumento de produção para cada apicultor, além de agregar valor ao produto para a venda, sendo assim as consultorias técnicas desenvolvidas pela Rede VIDAS em parceria com o SEBRAE, vem auxiliando nesse trabalho no campo. O projeto Fortalecimento da Apicultura no Território Rio Doce Krenak – Fase II, patrocinado pela Petrobras, tem cada vez mais intensificada a assistência aos apicultores. O projeto contou no decorrer do ano de 2016, com assistência e o trabalho do consultor do Sebrae e agrônomo Girley Santana e o técnico Washington Fernandes da Rede VIDAS.

Os consultores percorreram os apicultores do projeto e realizaram visitas aos apiários e assistência para esclarecimento de dúvidas junto aos apicultores, além de avaliar e quantificar a produção de cada apiário. Após a implantação do projeto na sua primeira fase em 2011 as famílias atendidas apresentaram resultados animadores em relação à rentabilidade que a apicultura passou a desempenhar em suas vidas e a demonstrar o potencial de desenvolvimento econômico que essa atividade pode agregar na vida dos pequenos produtores.

As consultorias oferece suporte aos apicultores com instruções na utilização e manejo do mel e no incentivo da produção de própolis. Ao oferecer suporte para os apicultores, a Rede VIDAS, SEBRAE e PETROBRAS estão oferecendo capacitação aos beneficiários do Projeto Fortalecimento da Apicultura no Território Rio Doce Krenak.

Uma das grandes motivações dos apicultores sãos as linhas de escoamento da produção, que de forma satisfatória tem obtido êxito na comercialização dos produtos apícolas através da Lojinha do Mel, localizada na Parada do MEL, em Itueta - MG.

As consultorias e Parada do Mel foram ações diretas do Projeto Fortalecimento da Apicultura no Território Rio Doce Krenak – fase II, patrocinado pela Petrobras, que desde 2011 vem intensificando a apicultura na agricultura familiar dentro do TRDK.
 
Rede Vidas | Rua Coronel Ozório, sala 06, Centro | Itueta-MG | Tel.: (33) 3266-3314