Valorizando talentos para criar oportunidades de desenvolvimento










Notícias
 
Projeto de Construção de Barraginhas é iniciado em Itueta - MG
04/02/2017
 
Através de edital para captação de recursos a Rede VIDAS em parceria com a prefeitura Municipal de Itueta foram selecionados para execução de projetos com recursos advindos da Fundação Banco do Brasil.

Detectando a necessidade e escassez de recursos hídricos que assolou a região leste do estado de Minas Gerais, a gestora de projetos Cyntia Boechat viu a necessidade da criação de meios que pudessem ajudar as famílias que tem seu sustento da agricultura familiar, foi elaborado então o projeto de Construção de Barraginhas para a Produção e Acesso à Água.

As barraginhas são pequenas bacias escavadas que enchem de água de três a seis vezes durante a estação chuvosa, no semiárido, e de oito a 12 vezes no subúmido, ocupam o espaço poroso do solo e reforçam o lençol freático, funcionando como uma caixa d'água natural. Elas têm o objetivo de colher a água das enxurradas, proporcionando infiltração rápida entre uma chuva e outra. (Fonte: Planeta Vida)

O projeto será executado na cidade de Itueta, na parte norte do munícipio onde serão realizadas as construções nas propriedades que tem como principal requisito ter a passagem do córrego Santo Antônio e seus afluentes.

Após catalogar as propriedades, coletar informações dos proprietários e fazer as coordenadas geográficas, o projeto iniciará a construção das Barraginhas. A construção traz um sentimento de alivio e esperança para os beneficiários, sabendo que essa é uma das muitas alternativas que a população tem para reduzir o impacto causado pela seca na região do leste mineiro.
 
Rede Vidas | Rua Coronel Ozório, sala 06, Centro | Itueta-MG | Tel.: (33) 3266-3314