Valorizando talentos para criar oportunidades de desenvolvimento










Notícias
 
Programa AGIR BARI realiza encontro de empreendedores
10/03/2017
 
O projeto de Apoio à Geração e Incremento de Renda - AGIR BARI vem ao longo de quatro anos atuado na região de Baixo Guandu, Aimorés, Resplendor e Itueta (BARI) desenvolvendo a geração de renda e o empreendedorismo social através do Instituto de Socioeconômica Solidária – ISES que vem trabalhando diretamente com associações dos município BARI.

O Programa Regional desenvolvido pela Fundação Vale envolve uma rede de parceiros responsáveis pela sua operação, oferecendo consultoria, mentorias e acompanhamento dos empreendimentos, por meio de incubadoras ou aceleradoras. Cabe ao programa contribuir na entrega do capital semente, o primeiro investimento para alavancar o negócio.

Através desse programa, associações tem recebido treinamento e capacitação para gerir de forma eficiente projetos e recursos para o crescimento dos grupos.

Com esse intuito o programa AGIR BARI realizou um Encontro de Empreendedores com o tema: Elaboração de projetos para captação de recursos. Realizado no Parque Botânico (Aimorés – MG) o encontro contou com a presença de várias entidades parceiras além das associações que são incubadas pelo programa, sendo elas: Associação de Alto Capim (ADAFAC) Aimorés – MG, Associação das catadoras de lixo de Resplendor, empresários locais, representantes de Secretarias de Desenvolvimento e Cultura da região BARI, entidades como Rede MAIS e Rede VIDAS e Jaime Henriques (analista de relações institucionais com as comunidades - VALE).

O encontro é divido em 3 etapas, sendo as próximas duas etapas serão realizadas no mês de março e abril. A primeira etapa foi composta para apresentar as associações como elaborar um projeto, mostrando os pontos que devem ter maior destaque, título, escopo, justificativa, objetivo além de dar ênfase no objetivo geral do projeto para se obter um projeto coeso de acordo com a necessidade de cada empreendedor.

Grande exemplo de empreendedorismo e força de vontade é associação de Alto Capim – ADAFAC (Aimorés - MG). A associação foi representada pela sua presidenta Josefa, que apresentou os projetos realizados na região de Alto Capim. Destacando o projeto de Fortalecimento da Apicultura no Território Rio Doce Krenak, patrocinado pela Petrobras, o projeto é desenvolvido na região desde de 2011 e tem sido uma das grandes potencialidades em produção de mel e própolis.

O encontro teve espaço para que a APIRDOCE expusessem os produtos comercializados pela a associação de apicultores, os participantes puderam degustar do mel que é vendido, além de conhecer a linha de produtos derivados de mel, como: Sabonetes em barra e líquido, Artesanato em Tecido, Própolis, Cachamel, Licor de Mel. Os realizadores e associações ofereceram aos participante um café comunitário, com alguns preparos caseiros como pão, bolos e os mais variados quitutes para um delicioso café e prosa.

Incentivar o empreendedorismo para associações é agregar valor à toda região BARI.
 
Rede Vidas | Rua Coronel Ozório, sala 06, Centro | Itueta-MG | Tel.: (33) 3266-3314