Valorizando talentos para criar oportunidades de desenvolvimento










Projetos e Ações
 
Projeto Fortalecimento da Apicultura no Território Rio Doce Krenak - Fase II
 
Trata-se de projeto de incentivo a atividade apícola, que vem de encontro ao potencial edafoclimático do Território Rio Doce Krenak (TRDK), constituído por nove municípios da messoregião Vale do Rio Doce, Estado de Minas Gerais, sendo eles: Aimorés, Conselheiro Pena, Itueta, Ipanema, Mutum, Pocrane, Resplendor, Santa Rita do Itueto e São Geraldo do Baixio. A população do TRDK é de aproximadamente 170.000 habitantes, com uma extensão territorial de 8.500 km² (IBGE 2010).
O objetivo geral do projeto é fortalecer a atividade apícola no Território Rio Doce Krenak, contribuindo para o aumento de renda do público alvo: jovens e mulheres pertencentes à agricultura familiar.
O projeto se apresenta como uma das possibilidades de reverter o quadro de êxodo rural que se diagnostica na localidade, devido à falta de condições de sustentabilidade dos pequenos produtores familiares no meio rural, principalmente, ao quadro de degradação ambiental que se encontra na região.
Em sua primeira fase (2011/2012) capacitou 2.709 entre jovens e mulheres, oferecendo assistência técnica e kit para 90 apicultores. Somando estas ações, agora em sua Fase II, o projeto vem proporcionar condições de comercialização conjunta, para os produtos apícolas do Território Rio Doce Krenak, contribuindo assim para o aumento de renda das famílias, ao oferecer a elas condições adequadas de inserção ao mercado de trabalho com sua própria produção.
Dentro da realidade regional são beneficiados 09 municípios, num total com assistência direta a cerca de 690 jovens e 510 mulheres. Dentre as ações realizadas, contemplamos: cursos de capacitações, palestras, acompanhamento técnico, consultorias, seminários, definição de marca e identidade visual dos produtos, criação de uma Central de Comercialização e todos os equipamentos para o beneficiamento dos produtos apícolas (mel, própolis, cera, geleia real e pólen).
Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Território Rio Doce Krenak e Região – APIRDOCE foi instituída dentro do projeto Fortalecimento da Apicultura no Território Rio Doce Krenak - TRDK. É composta por produtores rurais com o foco em jovens e mulheres residentes nos nove municípios pertencentes ao TRDK.
Com um grande número de apicultores associados, à APIRDOCE vem fortalecendo a comercialização dos produtos apícolas através de ações de marketing, logística e gestão empresarial. Foram construídas dezoito Unidades de Extração de Produtos Apícolas (UEPA), onde os próprios apicultores envasam e fazem a comercialização a varejo desses produtos. O projeto disponibilizará uma Central de Vendas que contará com um ponto físico e virtual, podendo à APIRDOCE ofertar tanto no varejo como no atacado os produtos apícolas, além da oferta de matéria prima a todos os apicultores dos nove municípios do TRDK.
Os recursos advindos do patrocínio da Petrobras com a renovação do projeto são utilizados em despesas de custeios, investimentos em infraestrutura e equipamentos a serem doados.
Complementando as atividades de trabalhos de parcerias tem-se também a preocupação com a preservação do meio ambiente, envolvendo a preservação de áreas degradadas com intuito de formar corredores ecológicos, no bioma Mata Atlântica, atendendo áreas de preservação permanente e reservas legais de pequenos produtores rurais.

O Projeto Fortalecimento da Apicultura no Território Rio Doce Krenak - Fase I e II, atua num forte incentivo para o desenvolvimento social e econômico, pautado na busca pela justiça social, levando em consideração a vegetação propícia para a produção de mel, o combate a toda forma de discriminação e preconceito e a preocupação com o meio ambiente.
Graças ao patrocínio da Petrobras, alinhado ao Governo Federal e o apoio das nove prefeituras municipais, SENAR-MG, SEBRAE, Instituto Estadual de Florestas (IEF), EMATER-MG, Rede UNIR, Rede MAIS e UNIPAC-Aimorés, o projeto é uma realidade e já está gerando renda ao pequeno agricultor familiar.
Aliando-se floresta X abelha, compreendemos que esta relação provocará mudanças de conceitos, ou seja, é possível produzir sem agredir o meio ambiente.

Objetivos específicos do Projeto
- Mobilizar, qualificar e capacitar jovens e mulheres em apicultura, gestão de empreendimento apícola e artesanato culinário (Comunidade Indígena, Assentados e Agricultores Familiares).
- Acompanhar o projeto pelos 03 Polos de Assistência Técnica (Itueta, Mutum e Santa Rita do Ituêto).
- Implantar as ações do Plano de Negócios para comercialização do mel e seus derivados no mercado interno e externo.
- Preservação de Áreas Degradadas com intuito de formar corredores ecológicos.
 
 
Rede Vidas | Rua Coronel Ozório, sala 06, Centro | Itueta-MG | Tel.: (33) 3266-3314